Governo tenta convencer ministros de que cenário econômico se estabilizou

Por Painel

Antidepressivo Dados econômicos de 2013 compilados por Marcelo Neri (Assuntos Estratégicos) foram apresentados aos principais ministros para convencê-los de que o cenário parou de se deteriorar e pode voltar a beneficiar a reeleição de Dilma Rousseff. Segundo o economista, a renda média do brasileiro cresceu 8% no segundo semestre depois de uma estagnação na primeira metade do ano passado —apontada como estopim para os protestos de junho e a insatisfação geral com a economia.

Curva A Pesquisa Mensal do Emprego do IBGE mostra que o rendimento médio real do trabalhador patinou no início de 2013. Em julho, era de R$ 1.937, abaixo do valor de junho de 2012. A partir de agosto, voltou a crescer e chegou a R$ 2.026 em março.

Cilada 1 Coordenadores da campanha de Dilma notaram que Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) engataram discurso “reativo” às ações do governo e vêm sendo cobrados sobre a continuidade ou encerramento de programas lançados pelo PT.

Cilada 2 Para os dilmistas, a continuidade desse cenário garante à presidente o poder de pautar o debate eleitoral nos próximos meses.

Na Copa Depois de discussões internas sobre a data da convenção que oficializará a candidatura de Dilma, o PT marcou o evento para o dia 21 de junho, um sábado, provavelmente em Brasília.

APODE1105PAINEL

Cipoal O modelo de discussão do programa de governo de Campos e Marina Silva afugentou parte dos especialistas convidados. Um colaborador disse não ter ido à oficina sobre energia porque “centenas” de propostas seriam levantadas.

Brainstorm Mas ao menos um mote surgido no debate deve ir para a campanha: “racionalizar agora para não racionar depois”, que alfineta tanto Dilma quanto Aécio, devido ao racionamento do governo FHC, em 2001.

Mudou Antes avessos a uma aliança, deputados do PSD agora defendem abertamente que Gilberto Kassab (PSD) seja vice de Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo. “Se a candidatura Kassab não prosperar, defendo caminharmos com o governador”, diz Guilherme Campos (PSD-SP).

Canetada 1 O PSDB acionou a presidência do Tribunal de Contas paulista colocando sob suspeição a conduta do conselheiro Roque Citadini, que mandou paralisar o processo licitatório da linha 18-Bronze do metrô após pedido de uma empresa alheia ao assunto.

Canetada 2 “Qual seria o incômodo ou interesse do conselheiro no modelo [de licitação] que está sendo realizado?”, questiona o deputado estadual tucano Orlando Morando, que assina a representação contra Citadini.

Vacina David Uip, secretário de Saúde de Alckmin, se reúne amanhã com militantes tucanos para orientá-los no debate que será travado com Alexandre Padilha (PT) sobre o tema. Um dos objetivos é fornecer dados para um discurso de tentar desconstruir o Mais Médicos.

Importação O delegado federal Márcio Anselmo, que coordenou a Operação Lava Jato, relatou a colegas que, às vésperas de deflagrar as prisões no Paraná, teve de recrutar agentes em outros Estados, porque detectou tentativa de boicote à ação.

Na mira A corregedoria da PF no Paraná também abriu procedimento para investigar a tentativa de representantes do sindicato local dos policiais federais de entrar na carceragem onde estão presos acusados de envolvimento no esquema de lavagem de dinheiro.

TIROTEIO

Empresários aplaudiram promessa de ações impopulares. Aécio revela a primeira: acabar com créditos a juros baixos para a indústria.

DA SENADORA GLEISI HOFFMANN (PT-PR), ex-ministra da Casa Civil, ironizando as críticas feita pelo tucano aos créditos subsidiados do BNDES.

 

CONTRAPONTO

Fé demais não cheira bem

No início da campanha de Antonio Anastasia (PSDB) ao governo de Minas, em 2010, sua equipe sofreu com a descrença de alguns em sua vitória. Com 4% nas pesquisas, chegou a levar um chá de cadeira de horas quando visitou Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial.

Assim que disparou nas pesquisas, Anastasia foi recebido como rei pelo pastor, e convidado a acompanhar uma sessão de cura. A vontade de agradar era tão grande que tucanos estranharam quando Valdemiro tentou curar uma mulher muda. Sua primeira palavra depois de curada foi:

–A-A-A-Anastasia!