MPF pediu a manutenção de prisão de ex-diretor da Petrobras

Por Painel

Como está fica O Ministério Público Federal recomendou à Justiça a manutenção da prisão preventiva de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras acusado de envolvimento com Alberto Youssef. A Procuradoria acusa a defesa de tentar uma manobra ao pedir sua libertação um dia antes do feriado, buscando uma decisão do juiz de plantão para fugir do que acompanha a causa. A Justiça apontou que o pedido, “protocolado às 17h11 da véspera do feriado”, soa como “fuga” do juízo natural.

Então, tá A Procuradoria também ironiza alegação da defesa de Paulo Roberto de que seus parentes não tentaram ocultar provas em seu escritório. “Chama atenção a coincidência de que, no dia das buscas, as filhas estiveram no endereço, retirando sacolas plásticas e bolsas.”

Imolação… Dirigentes do PT vão orientar a bancada do partido na Câmara a votar a favor da cassação de André Vargas (PR) no processo de perda de mandato, caso o deputado não renuncie.

… coletiva A posição deve ser transmitida aos deputados para possíveis votações tanto no Conselho de Ética quanto no plenário. Irritada com a resistência de Vargas, a cúpula petista diz que o partido não deve se desgastar para defender o parlamentar.

Cautela O time que comanda o processo no Conselho de Ética teme que Vargas alegue a suspeição do relator, Julio Delgado (PSB-MG), e do presidente, Ricardo Izar (PSD-SP), por terem comentado o caso publicamente.

Caça… Aliados de Dilma Rousseff acreditam que o estrago das últimas declarações do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli sobre a crise da estatal pode ser maior do que se imagina.

… às bruxas Governistas dizem que a oposição ganhou discurso para que uma eventual CPI da Petrobras tenha como foco a responsabilidade da presidente sobre a compra da refinaria de Pasadena, e não o negócio em si.

Troco Oposicionistas pretendem pedir explicações a Gabrielli na comissão que apura supostos pagamentos de propina a funcionários da estatal. Alegam que, se isso ocorreu, ele deve “assumir sua responsabilidade”.

Corrente Petistas contrários à escolha de Luiz Sérgio (PT-RJ) para a vice-presidência da Câmara, no lugar de Vargas, atribuem a indicação à ala do partido mais próxima do PMDB. Esse mesmo grupo defende nos bastidores a volta de Lula ao Planalto.

apode2204paiinel

Excursão Eduardo Campos (PSB) abusou de fotografias em pontos turísticos, ao lado da família, em seus primeiros dias em São Paulo. Fez retratos nos parques Villa Lobos e Ibirapuera, e na basílica de Aparecida, no interior paulista. “Família grande quase não cabe na câmera, né?”, brincou a mulher dele.

Passar bem O PV recusou a oferta do governo paulista para que Eduardo Jorge, pré-candidato da sigla à Presidência, ocupasse a Secretaria de Meio Ambiente estadual. Com isso, seguem negociações para que o partido assuma a pasta de Energia.

Refresco Além dos programas de incentivo à redução do consumo de água, a Sabesp espera entregar até outubro duas obras de pequena dimensão, mas que acrescentariam até 1,5 m³ por segundo à capacidade do Cantareira.

Na lata Como os condomínios foram os que menos economizaram água em São Paulo após a implementação do bônus para redução do consumo, a Secretaria de Recursos Hídricos estuda estabelecer um contato direto com síndicos para prepará-los para o programa da multa a quem aumentar a fatura.

 

TIROTEIO

“O governo deve estar lamentando o fim do feriadão. Depois da Semana Santa, Dilma e a Petrobras terão uma semana dos infernos.”

DO DEPUTADO LÚCIO VIEIRA LIMA (PMDB-BA), sobre a expectativa de criação da CPI da Petrobras e a busca por explicações sobre os negócios da empresa.

 

CONTRAPONTO

Livre associação

Durante cerimônia para anúncio de um programa do governo paulista na área de energia, Geraldo Alckmin (PSDB) brincou com o fato de que ele, o então secretário do setor, José Aníbal, e o subsecretário Milton Flávio, que estavam presentes, não são formados em engenharia.

— O Zé Aníbal daqui a pouco vai receber um título do Crea, o nosso conselho de engenharia.

Quando a plateia silenciou, ele emendou:

— Bom, o Milton Flavio tem alguma relação com a área, porque ele é urologista. Como estamos falando de energia, então, de alguma forma…