Estratégia para debates eleitorais divide cúpula da campanha de Dilma

Por Painel

Exposição seletiva A cúpula da campanha de Dilma Rousseff está dividida sobre a estratégia de participação da presidente nos debates eleitorais. O ex-ministro Franklin Martins defende a realização de apenas um encontro na TV no primeiro turno, em formato de “pool” —quando as emissoras se unem para organizar a transmissão—, e um na internet. Outros petistas querem que Dilma vá a três ou quatro debates na TV e na web. O grupo vai se reunir nas próximas semanas para discutir o assunto.

50 anos… O momento mais emocional do discurso que Eduardo Campos (PSB) fará hoje ao deixar o governo de Pernambuco deve ser a analogia com a saída do avô, Miguel Arraes, do mesmo Palácio das Princesas, ao ser preso no golpe de 1964.

… depois Na ocasião, Arraes se recusou a renunciar para não “trair” os que o elegeram. Campos dirá que deixa o governo agora justamente para manter o compromisso com quem o elegeu.

Palavra mágica No balanço que fará de sua gestão, Campos dirá que se candidatou em 2006 para unir Pernambuco e que deixa o cargo sete anos depois para tentar unir o Brasil, numa referência à alternativa que pretende ser à polarização PT-PSDB.

Os caras Carlos Siqueira, secretário-geral do PSB, e Bazileu Margarido, membro da Executiva da Rede, devem ser os coordenadores-gerais da campanha do pessebista.

Script Segundo a estratégia do Planalto, a presidente da Petrobras, Graça Foster, poderia ser a primeira convocada das CPIs em gestação. Logo depois, o governo atacaria nomes do caso do cartel do metrô, como o procurador Rodrigo de Grandis, acusado de engavetar apurações.

Cartas… A aliados Renan Calheiros (PMDB-AL) traçou o roteiro da decisão que será tomada no Congresso nas próximas semanas: a instalação de uma CPMI ampla, para investigar Petrobras, cartel e o porto de Suape.

… marcadas Peemedebistas veem a articulação para não derrubar a CPI, como quer o governo, como estratégia de Renan para se valorizar. Uma parte da fatura seria o apoio do PT à candidatura de seu filho ao governo.

Caminho… A Justiça Eleitoral paulista considerou que as críticas ao aumento do IPTU feitas em campanha da Fiesp por Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB ao governo, não configuram propaganda eleitoral antecipada.

… livre O advogado de Skaf, Hélio Silveira, acredita que a decisão, tomada sobre representação do PHS, seja indicativo da posição que a corte adotará em ação similar movida pela Promotoria.

Sinais trocados Vereadores do PT em São Paulo responsabilizaram o governo Fernando Haddad pela derrota da sigla na disputa pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara municipal. Dizem que auxiliares do prefeito adotaram uma estratégia de conciliação com o chamado “centrão” da Casa.

Tela quente 1 Domingos Dutra (SDD-MA) foi à Justiça para acusar Roseana Sarney (PMDB) de repassar recursos do Estado para propaganda institucional em uma rede de comunicação que tem a própria governadora como sócia.

Alves

Tela quente 2 O deputado diz que questionou, mas o governo não informou o valor pago. Dutra também aponta aumento de gastos com publicidade pela peemedebista.

Visita à Folha Joesley Batista, presidente da J&F Investimentos, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Miguel Bueno, diretor de comunicação.

TIROTEIO

“Especulação somada à política permite que espertos depenem incautos. Mas há um efeito ruim: o pequeno investidor se afasta da Bolsa.”

DO MINISTRO PAULO BERNARDO (Comunicações), sobre a análise de que a expectativa em relação a pesquisas eleitorais causa oscilação no valor de ações.

CONTRAPONTO

De improviso

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, chegou com cerca de 20 minutos de atraso a uma cerimônia realizada ontem para implantar um centro de pesquisas na cidade.

— Gostaria de saudar a presença do prefeito e já chamá-lo a fazer seu discurso —anunciou o locutor, enquanto o pessebista cumprimentava as pessoas no palco.

— Primeiro tem de dizer a ele qual o assunto —brincou Eduardo Campos, que acabara de discursar.

Sem graça, o aliado do governador tomou o microfone e, como para provar que conhecia o tema, fez o discurso mais longo da tarde.