Berzoini toma posse em ministério na terça-feira

Por Bruno Boghossian
Berzoini (centro) conversa com Henrique Alves (direita) no plenário da Câmara em 2013 (Foto Sergio Lima/Folhapress)
Berzoini (centro) conversa com Henrique Alves (direita) no plenário da Câmara em 2013 (Foto Sergio Lima/Folhapress)

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) toma posse na próxima terça-feira, às 11h, como ministro das Secretaria das Relações Institucionais. Conforme o Painel revelou na terça-feira, ele foi convidado pela presidente Dilma Rousseff para substituir Ideli Salvatti na articulação política do governo com o Congresso.

Cumprimentado no plenário da Câmara pelos deputados da base aliada, Berzoini já começou a convidar os colegas para a cerimônia.

Berzoini assume o posto diante da possível instalação no Senado da CPI para investigar negócios da Petrobras. Parlamentares acreditam que a articulação do Palácio do Planalto para tentar frear a coleta de assinaturas para a criação da comissão foi prejudicada pela troca do articulador político de Dilma.

O governo ainda tenta convencer senadores a retirar apoio à comissão ou, ao menos, manobrar para assumir o controle os trabalhos do grupo.

A substituição de Ideli por Berzoini foi sugerida pelo ex-presidente Lula, preocupado com a dificuldade de trânsito de Dilma com o Congresso e as recentes crises entre o governo e sua base aliada. A substituição também tem o aval do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil).