Temer acerta com Cunha votação do Marco Civil da Internet

Por Bruno Boghossian

Escalado pela presidente Dilma Rousseff para negociar a pauta do governo com a bancada do PMDB, o vice-presidente Michel Temer se reuniu na noite desta quarta-feira (19) com o líder do partido na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), para fechar os detalhes da votação do Marco Civil da Internet.

Ao fim do encontro, às 22h, o líder do PMDB indicou a Temer que o partido tende a votar a favor da nova versão da proposta –que permite que o governo regulamente o princípio da neutralidade da rede, mas exclui brechas para que o decreto de regulamentação altere medidas dispostas na lei. Cunha diz que vai consultar sua bancada e outros partidos antes da votação, prevista para a próxima semana.

Durante a reunião, Temer conversou por telefone com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) para discutir os ajustes necessários ao texto.

O vice-presidente vai intermediar uma nova negociação entre Cunha e o governo na tarde desta quinta-feira (20). Ás 14h30, ele recebe em seu gabinete o ministro Guido Mantega (Fazenda) e o líder do PMDB para debater a redação do relatório da medida provisória 627, que altera regras para a tributação de filiais de empresas brasileiras no exterior. A expectativa é de que Mantega tente convencer Cunha a recuar de concessões feitas aos empresários no texto.